Regulamento – Liga do Enxadrista 2016

Liga do Enxadrista 2016

Regulamento – Liga do Enxadrista 2016

  A Liga do Enxadrista 2016 será realizada em duas fases: classificatória (de abril a outubro) e final, em novembro.  O ritmo de disputa de cada partida será de 16 minutos KO ou 11 minutos + 5 segundos no relógio digital, em 6 rodadas, nas etapas classificatórias, sendo utilizado o sistema suíço de emparceiramento, de acordo com as Leis da FIDE para xadrez rápido.

 Para a final será utilizado o sistema Shuring de disputa, também em 16 minutos KO. As etapas serão realizadas aos sábados ou domingos com início às 12h30 e término previsto para às 18h com a premiação.

 

Detalhamento das fases:

1. Fase 1: Classificatória.

A primeira fase terá intuito classificatório. A classificação será gerada pelos pontos obtidos por cada jogador nas etapas participadas. Os oito primeiros jogadores de cada categoria estarão classificados para a etapa final, caso atendam às regras abaixo:

– Devem fazer parte da equipe de cidades credenciadas;

– Devem ter participado de, no mínimo de 60% das etapas classificatórias. Obs: Devido ao cancelamento da oitava etapa, a porcentagem mínima de participação do jogador para disputar a final passou de 60% para 50% nas etapas classificatórias.

Cidades credenciadas em 2016: Guaíra, José Bonifácio, Tabapuã, Catanduva, São José do Rio Preto, Franca e Bauru.

Caso o jogador classificado para a final não se enquadre em um desses itens, sua vaga será passada ao próximo da lista. Esgotadas as possibilidades de preenchimento de vaga, a organização poderá convidar jogadores com pouca frequência de modo a completar vagas ainda não preenchidas para a final.

= Veja o calendário de etapas 2016 aqui!

1. Fase 2: Classificatória.

Os oito melhores jogadores classificados de cada categoria participarão de uma final a ser realizada no mês de novembro de 2016. O jogador ficará impossibilitado de disputar a final caso não seja feita a confirmação de presença dentro de prazo estabelecido pela organização. Em caso de não confirmação, a vaga será passada ao próximo jogador da lista, até que seja atingido o número de 8 jogadores por categoria.


2- Categorias em disputa (Fase classificatória):

Os jogadores serão separados em 2 torneios distintos:

Torneio 1:

Sub 08 – Absoluto e Feminino (Nascidos (as) a partir de 1º de janeiro de 2008).

Sub 10 – Absoluto e Feminino (Nascidos (as) a partir de 1º de janeiro de 2006).

Sub 12 – Absoluto e Feminino (Nascidos (as) a partir de 1º de janeiro de 2004).

Torneio 2:

Sub 14 – Absoluto e Feminino (Nascidos (as) a partir de 1º de janeiro de 2002).

Sub 16 – Absoluto e Feminino (Nascidos (as) a partir de 1º de janeiro de 2000).

Absoluto e Feminino Livre – Sem restrição de idade.

Senior: + de 50 anos.  (Novidade 2016) 

 Observação: Em sua primeira participação do ano o jogador (a) deverá optar pela categoria que irá concorrer à vaga na final. Esta hipótese vale somente para jogadores que queiram jogar em uma categoria acima da sua de direito. Por exemplo: um jogador da Sub 8 pode optar por jogar na Sub 10. A mesma será mantida até o término da Liga, não sendo aceita a mudança em hipótese alguma. Jogadores da categoria Senior serão classificados nas categorias Absoluto ou Feminino.

3- Critérios de desempate das etapas.

3.1- Fase classificatória

A ordem dos critérios de desempate para as etapas classificatórias serão: Milésimos Medianos, Milésimos totais e Score Acumulado (Soma progressiva dos pontos).

3.2- Fase final

A ordem dos critérios de desempate para a fase final será: Melhor colocação na fase classificatória, Confronto Direto, Partida Blitz.


4- Rating. (Novidade 2016)

Haverá cálculo de rating CBX rápido para todas as categorias e de FIDE rápido a partir da categoria sub 14 nas etapas classificatórias, exceto a final. Não é necessário recolher a taxa anual da CBX por jogador para o cálculo do rating. O jogador deverá ser cadastrado. Consulte: cbx.org.br


5- Premiação.

5.1-Etapas classificatórias:

Os dois primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus. Haverá medalhas até o oitavo colocado. A premiação não será acumulativa, ou seja, o jogador premiará somente na categoria em que estiver inscrito.

5.2-Etapa final:

A premiação para a final será: Troféus para os três primeiros colocados de cada categoria e medalhas do 4º ao 8º. (Total de 36 troféus e 60 medalhas).


6- Inscrição.

Cidades credenciadas em 2016: Guaíra, José Bonifácio, Tabapuã, Catanduva, São José do Rio Preto, Franca, Bauru, Olímpia.

Jogadores de cidades credenciadas: 1 litro de leite por jogador.

Jogadores de cidades não credenciadas: 15 litros de leite ou pagamento de taxa de inscrição no valor de R$40,00.

* Os alimentos e valores arrecadados serão repassados integralmente a instituições beneficentes.

O alimento deverá ser entregue no ato de confirmação da mesma.

A inscrição deverá ser feita através de e-mail para enxadrista2200@gmail.com até o dia estabelecido no folder de cada etapa, contendo: nome completo, data de nascimento, cidade, categoria (Sub 08, 10, 12, 14, 16, Absoluto e Feminino), Id CBX e Id Fide, caso possua.

Após a data limite o jogador será emparceirado na segunda rodada e receberá meio ponto.


7- Classificação parcial da fase classificatória e desempate.

 A classificação parcial das categorias na fase classificatória será divulgada após a realização de cada etapa através do site www.enxadrista.com.br. Os jogadores terão pontos bônus acrescidos em sua pontuação, obtida nas etapas, de acordo com a classificação e frequência em cada etapa.

 a) Critério de Desempate 1 – Pontuação por classificação na etapa: Campeão: 12 pontos bônus | Vice-Campeão: 9 pontos bônus | Terceiro Colocado: 7 pontos bônus | Quarto Colocado: 5 pontos bônus | Quinto Colocado: 4 pontos bônus | Sexto Colocado: 3 pontos bônus | Sétimo Colocado: 2 pontos bônus | Oitavo Colocado: 1 ponto bônus.

 b) Critério de Desempate 2 – Pontuação por etapa participada: O jogador receberá 10 pontos por etapa participada.

c) Critério de Desempate 4 – Confronto direto ao longo das etapas. Este critério será adotado somente para desempatar os jogadores após a realização a última etapa, caso necessário.


8-
Sua opinião é importante

Situações não previstas neste regulamento serão resolvidas exclusivamente pela organização da competição. Em caso de dúvidas entre em contato.

Contato:

José Antonio M. Sousa Junior
Diretor da Liga do Enxadrista
Árbitro Nacional da Confederação Brasileira de Xadrez

(17) 9733-4976 ou (17) 3521-7197

E-mail: enxadrista2200@gmail.com | liga@enxadrista.com.br

Portal: www.enxadrista.com.br | Fan Page: facebook.com/ligadoenxadrista |
Twitter: @ligaenxadrista

Deixe o seu comentário